terça-feira, 20 de novembro de 2007

Sob a chuva e as nuvens em menos de 24 horas...







Nas duas primeiras imagem temos o relatório de observações dos registos de voos que "apenas" cruzaram os céus da Madeira entre as 20h de ontem 19/11/2007 e as 17h de hoje, dia 20/11/2007. Das 67 aeronaves "avistadas", a nacionalidade de registo mais representativa desta observação é indiscutivelmente a do Reino Unido com 32 aeronaves. O conjunto de registos com o segundo número de maior representatividade por nação, é o conjunto espanhol com 7 registos, ao que se seguem os 6 registos dinamarqueses. Registo ainda a presença de 4 aeronaves brasileiras; 3 suecas; igual número de francesas; 2 chilenas; 2 portuguesas (CS-TOC e CS-TOJ). Temos ainda uma aeronave observada com registo das seguintes nacionalidades: Argentina, Alemanha, Islândia, Irlanda, Luxemburgo, Holanda e África do Sul.
Na imagem-radar seguinte temos os rastos desenhados. Podemos ver que há uma proeminência de registos (rastos muito próximos transformando-se numa mancha branca "escorrida"), que se dirigem ao waypoint ORTIS, o qual está directamente relacionado com o destino Canárias. Os restantes rastos a sudoeste e oeste da Madeira correspondem a movimentos de e para, outros continentes, de forma particular relativos ao continente sul-americano.
Acima das nuvens e da chuva desta terça-feira, o SBS mostra-nos a "correria" do tráfego a caminho dos vários aeroportos canarianos.
Na imagem de baixo podemos observar quatro aeronaves captadas em simultâneo, na sua descida a sul a caminho do waypoint ORTIS, todas elas tendentes ao destino Canárias. A partir dos registos mais a sul podemos observar o A-320 dinamarquês oriundo de Billund (Dinamarca) de registo OY-VKM que tem como destino o aeroporto de Los Rodeos na costa norte da Ilha de Tenerife. Logo atrás encontrámos o Boeing 737 de registo islandês TF-JXF proveniente de Reykjavik (Islândia) tendo por destino Las Palmas (Gando) na Ilha de Gran Canária.
Ainda sobrevoando as Ilhas Desertas, temos um Boeing 757 de registo britânico G-BYAW proveniente de Manchester (Reino Unido) para o outro aeroporto do sul da Ilha de Tenerife (Reina Sofia). Finalmente a sul da Ilha do Porto Santo a 25 milhas a nordeste do Funchal, encontrámos outra aeronave com registo britânico G-TTOF, um A-320 igualmente oriundo da cidade inglesa de Manchester para o mesmo aeroporto a sul da Ilha de Tenerife.

Sem comentários: