domingo, 25 de novembro de 2007

Os "rastos" deixados no último fim-de-semana








Registámos no SBS-Madeira o movimento de 114 aeronaves oriundas de 17 nações. O período em referência foi compreendido entre as 00:07 do dia 24 de Novembro e as 18:35 do dia seguinte.
A sua identificação está descrita nas 3 páginas do relatório de observação, com excepção do registo de 3 aeronaves cuja identificação não consegui ainda apurar junto da base de dados da AIRFRAMES .
Da observação em presença o Reino Unido é a nação com mais entidades registadas. Foram 27 registos, entre os quais destaco este bizjet de registo VP-BRM, um Boeing 737-75U BBJ. Esta aeronave juntou-se à minha lista de observações pela primeira vez este fim-de-semana às 17:12 da tarde de ontem. Na primeira imagem do radar-screen orresponde ao rasto paralelo ao sul da Madeira e evoluíu no sentido NW-SE.
Na mesma imagem, no plano inferior referente aos níveis de voo, podemos observar quatro linhas que se destacam no plano vertical. Duas azuis (pano de subida) e duas castanhas (plano de descida). As azuis correspondem à descolagem de ambos os voos do Funchal para Caracas (TAP e Santa Bárbara), assim como as castanhas correspondem às suas aproximações. O grosso das observações faz-se no tráfego "passante" entre os 30000 pés e os 40000 pés.

Sem comentários: