terça-feira, 13 de novembro de 2007

Registo do Airbus-A380 nos céus da Madeira




Foi na madrugada do dia 28 de Setembro de 2007, mais precisamente pelas 5h40, que registei a passagem do "novo gigante" dos ares, o Airbus A380 de registo F-WWEA. O seu call-sign nessa passagem foi AIB902 e o seu percurso era tendente ao continente europeu, provavelmente Toulouse na França.

Deixo alguns dados curiosos dessa passagem quanto aos primeiros registos:

Hora exacta do início do registo: 05:40:10 GMT
Coordenadas Geográficas do início do registo: Lat. 30º5824 ///Long. -21º06826

Rota do início do registo: 54,7º

Altitude do início do registo: 41.000 pés (aproximadamente 12.500 metros de altitude).

Velocidade do início do registo (em relação ao solo): 480,6 nós (aproximadamente 890 km/h).



No tempo que mediou até à hora do último registo detectado (06:11:17), retive os seguintes elementos:


Últimas coordenadas registadas: Lat. 33º18849 /// Long. -17º31798

Última rota detectada: 38,9º

Altitude no final do registo: 42.000 pés

Velocidade no final do registo: 480,7 nós.


Na linha (branca) da sua progressão a norte, registamos um pequeno período com outra cor (azul). Tal corresponde à sua elevação do nível de voo 410 para 420 após o waypoint ABALO. Certamente uma indicação do operador de tráfego do Ground Control de Lisboa, audível em 132.250 Mhz no modo AM.

De referir que esta unidade (de entre os A-380), é aquela que tem servido ao consórsio europeu para a sua campanha de marketing.

Ultimamente esta mesma aeronave tem estado a "mostrar-se" no Médio Oriente e segundo esta notícia, parece que cativou o príncipe Alwaleed bin Talal do Dubai, a ponto de o próprio encomendar um aparelho destes como avião privado (!)...Excentricidades? Será?

Sem comentários: