domingo, 11 de novembro de 2007

SBS - O que é?


O SBS é um mecanismo electrónico que recepciona um sinal rádio emitido pelas aeronaves e transforma-o numa informação que identifica a aeronave.


As aeronaves emitem um sinal transponder em vários modos. Esse sinal emite o código ICAO de 24 bits que identifica o "B.I." da aeronave. Com esse código é feita a consulta numa base de dados (Airframes) onde aparece a actual nacionalidade do aparelho e o seu historial dos seus registos anteriores e actuais. Paralelamente esse sinal de modo-S envia a leitura de vários parâmetros de voo, nomeadamente a altitude, a direcção, código de voo e a velocidade. Caso esse aeronave esteja já referenciada na minha base de dados SQL, que carrego aquando das minhas observações, a imagem "radar" do meu screen fica ainda mais completa com a identificação do tipo de aeronave. O SBS-1 capta o modo "S" que equipa as mais modernas aeronaves. Este aparelho é constituído por uma pequena consola que contém o receptor rádio (1.090 Mhz), uma antena própria para essa frequência e um cabo que a liga à consola. Por sua vez um software próprio constitui a aplicação específica para interagir com um computador por forma a entender, tratar e editar a informação. Ao longo do tempo o fabricante divulga novas firmwares que possibilitam novas facilidades. Podemos igualmente "carregar" outra base geográfica mais actual para que a leitura seja mais fácil e verosímil.


O SBS-1 é desenvolvido pela empresa britânica Kinetic Avionics. Qualquer entusiasta pela aviação pode-o adquirir e deleitar-se com a abservação do tráfego aéreo plasmado numa base cartográfica que igualmente faz parte da aplicação.

Quantos de nós já não se questionou sobre o "fumo" (jetstream) que faz o rasto da passagem das aeronaves nos nossos céus? Que avião é aquele? Será desta ou daquela companhia? Qual a sua origem? Destino? Marca e modelo? A que altura vai? A que velocidade?...Etc.

Estas pequenas tecnologias como o SBS-1, vêm dar essas respostas. Do outro lado do Atlântico, temos o Radar-Box desenvolvido pela norte-americana Airnav-Systems.

Em 2006 adquiri o SBS-1 e desde então, tenho observado e registado uma base de dados que considero interessante sobre os "avistamentos" de aeronaves nos nossos céus. Este sistema pode ter uma aplicação meramente portátil. Qualquer indivíduo pode pegar no seu notebook e levar a consola e a antena no seu carro para qualquer zona.

O "interesse" dessa informação será tanto maior, quanto mais elevada for a sua localização.

O meu "locator" preciso é 32° 39' 20'' N, 16° 53' 44'' W. A minha instalação permanente está a 161 metros acima do nível médio da água do mar, na Cidade do Funchal.

A esta altitude possuo registos tão distantes como 250 milhas náuticas a sul da Madeira, 180 milhas a oeste da ilha, e 40 milhas a norte da Ilha da Madeira. De referir que todos estes registos máximos correspondem a tráfego detectado acima do nível de voo 280 (mais de 8500 metros).

Um exemplo já experimentado foi a partir do Pico do Arieiro, tendo obtido registos a Sul do arquipélago tão distantes como 320 milhas náuticas (quase 600 quilómetros), para além das Canárias.
Claro que toda esta informação é recebida em tempo-real directamente a partir da aeronave e a minha "estação" terrena". Pode-se questionar a sensibilidade desta informação no âmbito da segurança aeronáutica. A empresa que desenvolveu esta aplicação, tem criada uma outra especialmente concebida para a divulgação on-line. Contudo tem encontrado alguns naturais constrangimentos para a sua comercialização. De referir que após um ano de utilização do SBS-1, tenho registadas mais de 1200 aeronaves entre tráfego civil, militar, etc...
Tenho curiosidades registadas como o famoso gigante dos ares, o A-380; uma relíquia da companhia australiana Quantas, um Boeing 707 e outras raridades que cruzam os céus madeirenses. A minha localização geográfica onde assento a "estação terrena", determinará sempre a maior ou menor abrangência do espaço aéreo monitorizado.
No norte da Europa tem havido algumas experiências de colocar a informação recebida na internet. Nomeadamente na Alemanha e na Suécia. De qualquer forma os feeders desta aplicação encontraram uma forma de a divulgar e partilhar com os demais entusiastas. Essa divulgação não é feita em tempo real, mas sim com um desfesamento temporal da ordem dos cinco minutos através de um ATC-feeder. É na página OpenATC.
A todos os entusiastas da aviação, deixarei aqui neste espaço alguma informação relevante e interessante.




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