segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O que são o TRANSPONDER e o MODO-S?




















Segundo a definição obtida aqui:

«(...) O Transponder é um equipamento instalado a bordo da aeronave que responde quando interrogado por um sistema de radar secundário no solo. Quando interrogado o transponder responde enviando o seu código em formato octal, daí a razão para os transponders só suportarem códigos compostos por numeros entre 0 e 7, e poderá enviar alguma informação adicional dependendo do seu modo de operação. O radar secundário no solo envia um sinal na frequencia 1030 MHz que quando é captado pelo transponder a bordo da aeronave desencadeia uma resposta da parte deste na frequencia de 1090MHz, portanto trabalhando na banda do UHF. »

Ou seja, o SBS-1 enquanto "leitor" do MODO-S apenas capta a "reacção" à questão operada pelos serviços de controle terrestre no solo em 1.030 Mhz, captada por sua vez pela aeronave e emitida por esta em 1.090 Mhz.
O Modo-S é uma tecnologia interactiva (datalink), que formula "discretamente" várias questões a endereços distintos, ou alvos distintos. O Modo-S congrega os transponders a bordo da aeronave e as estações terrestres com os devidos sensores. As questões que as estações terrestres enviam à aeronave incluem nessa informação, a identificação precisa da aeronave "alvo". Isto é precedido da convenção dos quatro dígitos do código transponder (squawk) introduzidos pelo piloto segundo indicações da torre antes de iniciar o voo. Este método assegura que, ainda que outras aeronaves recebam as questões formuladas pela estação terrestre, apenas a aeronave específica é que manifesta os dados requeridos numa panóplia de parâmetros como altitude, coordenadas, código de voo, etc.
Uma leitura complementar e mais profunda do Modo-S, pode ser feita aqui em língua inglesa, e aqui em língua portuguesa a partir de um estudo brasileiro da Universidade do Vale da Paraíba-S.P., ou na Wikipédia.

O EUROCONTROL (European Organisation for the Safety of Air Navigation, ou Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea), é uma organização internacional cujo principal objectivo é o desenvolvimento de um sistema pan-europeio de ATM (Air Traffic Management).
A Eurocontrol foi fundada em
1960, pela Bélgica, França, República Federal da Alemanha, Luxemburgo, Holanda e Reino Unido. Actualmente, esta organização é composta por 38 membros, e a sua sede fica situada em Bruxelas. ( in Wikipédia).

A este respeito deixo aqui um comunicado de imprensa do EUROCONTROL emanado em Maio deste ano, a propósito da importância do MODO-S e das suas potencialidades na questão da navegação aérea, segurança e vigilância.


1 comentário:

Montesuma Babenco disse...

Opa, primeiramente, parabéns pela iniciativa!!! Esta lendo algo sobre transponder e fiquei interessado em saber como funciona o modo-S. Li os links listados na sua matéria, porém ainda não fiquei satisfeito, existe alguma outra fonte de pesquisa a respeito além dos itens mencionados?
Desde já agradeço!!!
ATC Aluízio.