sábado, 17 de novembro de 2007

Instalação do SBS-Madeira












Numa das mensagens já publicadas fiz referência aos elementos constituintes do SBS-1, assim como prometi que publicaria as fotos da instalação.

Nesta publicação da NAV-Portugal está representado o Arquipélago da Madeira (sector Madeira), no âmbito (FIR-Lisboa - Flight Information Region) em que está delimitada toda a área englobando o Arquipélago da Madeira. Aos limites da FIR-Lisboa, temos a FIR oceânica-Santa Maria que constitui uma das maiores regiões de informação de voo do mundo, tendo à sua responsabilidade grande parte do tráfego aéreo do Atlântico-Norte. A FIR-Casablanca e Canárias limitam igualmente com a FIR-Lisboa, a Este e a Sul.

O Sector Madeira é delimitado apenas no nível de voo 245, nas operações de aproximação e afastamento. Ou seja um tráfego em trânsito sobre a Ilha da Madeira a um nível 340, estará sob o controlo de Lisboa.
Uma ajuda complementar ao SBS-1 e aos seus "extras", é um equipamento rádio que possibilite a escuta das comunicações aeronáuticas. Os plane-spotters sabem perfeitamente do que estou a falar, pois utilizam receptores de VHF para "controlarem" os movimentos e prepararem-se para a melhor foto. Além do mais a monitorização das comunicações proporciona uma envolvência maior no acompanhamento destes hobbies.

Os receptores de rádio-portátil mais simples para o VHF "aéreo" não chegam aos 100,00 €. Claro que dependendo da nossa localização, pode ser necessária a instalação de uma antena exterior que potencia a capacidade de recepção. Para os mais exigentes, podem adquirir outros receptores com a banda de HF com modo USB (upper side band) onde com ajuda de uma antena de HF exterior, podem escutar com relativa facilidade as várias frequências da FIR oceânica de Santa Maria (Região de Informação de Voo de Santa Maria).
O disfrute do SBS-1 é perfeitamente complementado com as comunicações aeronáuticas.

Nas imagens está exposto por ordem descendente o meu printscreen da aplicação informática do SBS-1, as várias antenas que utilizo em complementariedade ao SBS-1 e derivadas da minha actividade enquanto rádioamador e o computador portátil com a aplicação aberta ,connectado à consola SBS (lado direito do laptop com três leds acesos).
Na perspectiva exterior estão algumas das antenas, incluindo a pequena antena externa do SBS-1, assim como uma antena-discone (VHF-UHF-SHF) em que capto as comunicações VHF, assim como a antena de HF, a partir da qual monitorizo as comunicações da FIR-Santa Maria, Canárias, etc...

Sem comentários: