terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Um wide-body militar francês voando ao sul...


Este Airbus A-340 de registo F-RAJA é uma unidade pertencente à força aérea francesa desde Julho de 2006, cuja utilidade está sobretudo disposta ao reposicionamento logístico e transporte de militares franceses.
O SBS-Madeira captou-o esta tarde em direcção ao hemisfério-sul. O seu call-sign neste voo era CTM1021, no entanto a sua proveniência e destino são desconhecidos dos roteiros normais de informação, dada a sua natureza militar. O SBS-Madeira conta já com dois registos da passagem desta aeronave sobre os nossos céus desde Setembro passado.
Esta aeronave era pertencente à frota da Austrian Airlines cujo registo anterior era OE-LAG tendo o seu primeiro voo ocorrido a 7 de Fevereiro de 1995.
Na imagem de registo captada pouco depois das 14 horas locais, a sua altitude era de aproximadamente 12200 metros (nível de voo 400), a sua velocidade era de 868 quilómetros/hora (0,709 Mach / 469,1 nós) e a sua distância do local de observação era de aproximadamente 323 quilómetros (175,2 milhas naúticas) a SW do Funchal.

2 comentários:

Kispo disse...

Caro Donato

Para um Madeirense de adopção poder seguir o seu site é ficar um pouquinho mais "perto de casa"! Se calhar um dia ainda o meu SBS vai acabar por ir fazer companhia ao seu (como aliás está prestes a fazer um ano fez)!

Não sei se vê regularmente o seu mail no GMail! Tentei-me comunicar consigo através dele e não obtive resposta... Fiz-lhe um desafio! Quer colaborar connosco?

De quaqluer forma o meu muito obrigado... pelo seu site vou seguindo as novidades aéreas nos céus da Madeira!

Donato Paulo Vares Macedo disse...

Olá Miguel. Já vi a sua mensagem e respondi-lhe. É bom saber da existência de mais "watchers" portugueses disponíveis para partilhar as informações recolhidas...