


O AS-1090 tem igualmente a vantagem de podermos poupar na qualidade exigida do cabo. No meu caso em particular, tal não sucederá, pois aquando da minha instalação original, já incluí cabo de baixas-perdas. Outro elemento agregador ao sistema que irei incluir, é outro periférico cuja designação é AS-1090BT (BIAS-T). Este pequeno equipamento é conectado ao receptor SBS-1 e é um "injector" de electricidade cujo consumo não excede os 100mA (miliamperes) que alimenta o pré-amplificador situado no exterior junto da antena. Outros fabricantes além da Kinetic-Avionics desenvolveram os seus próprios sistemas de optimização da recepção destes sinais. Exemplo disso são os germânicos da Kuhne-Electronik.
Resta-me aguardar pela chegada do equipamento e posterior montagem. O saldo e o resultado far-se-ão depois...
Este vídeo relata uma observação "móvel" no Pico do Arieiro. Nele observamos uma quantidade assinalável de tráfego a sul da Madeira e em torno do arquipélago espanhol das Canárias, cujos movimentos são-lhe em grande medida afectos, como disso é exemplo o movimento captado em torno da Ilha de Tenerife no início deste registo.
A partir desta localização temos observações captadas a mais de 500 quilómetros de distância, bem perto da costa africana de Marrocos.
Na parte final deste registo, foi captada uma aproximação ao aeroporto da Madeira (LPMA) a partir do waypoint ABUSU (ex-FUNOR), de um voo TAP cuja aeronave é um Airbus A319 de registo CS-TTA. A pista a utilizar é a 05, pelo que registo a maior parte do circuito a GELO para o enfiamento da mesma.
Lamento a pouca qualidade do video, contudo penso que dá para ter alguma perspectiva. Eventuais melhoramentos ocorrerão numa próxima "postagem" multimédia.