terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Pré-amplificação do sinal do SBS-1

Já aqui referi num anterior post, que o SBS-Madeira preparava-se para receber uma ferramenta que amplificasse o seu alcance e assim contornasse parte das suas limitações normais de operação na sua "sede". É certo que não tenho garantia que as melhorias irão ser efectivas, mas estou esperançado que elas ocorrerão, ao menos na sua abertura a sul, nomeadamente alguns dos corredores aéreos do quadrante SE.
Ainda não recebi o equipamento, mas garantiram-me que ainda esta semana sairá do meu fornecedor britânico.
Enquanto não o disponho e testo, deixo-vos aqui uma suma do tal equipamento (que dizem os entendidos em fóruns da especialidade), que faz maravilhas e melhora a captação destes ténues sinais rádio.
Este pré-amplificador de denominação AS-1090 foi desenvolvido especificamente para actuar com o SBS-1. Este equipamento deverá ser montado tão perto da antena externa, quanto possível, pelo que terá de ter uma protecção efectiva aos elementos atmosféricos.



A sua posição próxima da antena é a indicada, pois, caso fosse posicionado junto do SBS-1 (receptor), amplificaria também todo o ruído ao longo do cabo. Tal teria efeitos nefastos à qualidade do sinal, pois o próprio cabo "transportaria" ruído como elemento de captação que é.


O AS-1090 tem igualmente a vantagem de podermos poupar na qualidade exigida do cabo. No meu caso em particular, tal não sucederá, pois aquando da minha instalação original, já incluí cabo de baixas-perdas. Outro elemento agregador ao sistema que irei incluir, é outro periférico cuja designação é AS-1090BT (BIAS-T). Este pequeno equipamento é conectado ao receptor SBS-1 e é um "injector" de electricidade cujo consumo não excede os 100mA (miliamperes) que alimenta o pré-amplificador situado no exterior junto da antena. Outros fabricantes além da Kinetic-Avionics desenvolveram os seus próprios sistemas de optimização da recepção destes sinais. Exemplo disso são os germânicos da Kuhne-Electronik.

Resta-me aguardar pela chegada do equipamento e posterior montagem. O saldo e o resultado far-se-ão depois...

Sem comentários: