sexta-feira, 28 de novembro de 2008

SBS-Madeira - Um Ano

O SBS-Madeira apresentou-se há um ano.
Foi no mês de Novembro do ano passado, que resolvi abrir este espaço na blogosfera quase um ano e meio após de ter adquirido um aparelho SBS-1 da Kinetic Avionics.
Tal como no primeiro dia, determinei a ausência de qualquer veleidade minha, na prossecução de qualquer protagonismo para esta temática - que sobre a qual, assumidamente - permaneço um simples leigo.
Ao contrário de determinados fóruns nacionais sobre aviação, não sou qualquer guru, nem tenho pergaminhos suficientes para me pronunciar num clube elitista de entusiastas de aviões ou de plane-spotters (na concepção mais erudita e estilizada do termo). Há quem chame esta forma mais electrónica de "spotar", um e-spotting.
Esta humilde porta que dinamizo e que manterei até quando me apetecer, permitiu por exemplo, a vinda de mais dois SBS's para a Madeira pela abertura e cedências que permiti, a todos que me contactaram e mostraram interesse.
Porque este blogue tem uma assinatura e um autor que assume o que aqui escreve, falo concretamente de alguns entusiastas "institucionalizados", que mantêm um SBS-1 no Concelho de Santa Cruz, e que de uma forma pouco elegante e assumida, negaram-me abruptamente o acesso aos seus dados, após a estreita colaboração que dei-lhes, na cedência do meu próprio equipamento durante as últimas semanas de 2007, inclusivamente a co-administração deste blogue. Infelizmente quando adquiri este meu equipamento, não tive qualquer apoio prévio e adquiri-o por assim dizer, às cegas, mas confiante. Foi uma aposta ganha. Ganha para mim e potenciadora para os demais.
Não estou contudo arrependido. Nunca devemos arrepender-nos quando a consciência está tranquila, contudo registo esse desagradável apontamento que convosco hoje partilho.
Por outro lado encontrei muitos outros entusiastas (não-maçónicos) regionais, nacionais e estrangeiros que por e-mail ou por intermédio de amigos comuns, faziam questões e/ou ofereciam-se para que fizéssemos testes em diferentes locais da Região.
Falo do meu "colega" radioamador João Martins que facultou as suas instalações no Concelho de Santana, onde o SBS-Madeira ficou alojado uma boa parte do início deste ano. Reporto-me igualmente a outro amigo do Concelho do Porto Moniz que de vez em quando facultava a sua residência não-permanente. Outra referência é de outro amigo radioamador José António Pereira que sempre predispôs-se na preciosa ajuda da montagem do meu hardware externo, nomeadamente a antena exterior e amplificador. O amigo João Carlos Álvares, é outra presença assídua no blogue e das vezes que estabelecemos contacto vem sempre este assunto "à berlinda". O Jorge Bazenga também chegou a "carregar" a caixa para aqui e acolá no sentido de vermos um bom local de instalação, fora do Funchal. Outra referência incontornável é o "informático" meu amigo João Gomes, que com a sua competência colabora na instalação da aplicação, no desenvolvimento estatístico da base de dados associada e ainda, está ultimamente a fazer antenas, tanto para ACARS como para o SBS, a partir de esquemas e planos já testados.
Todos estes últimos nomes, são de gente que gosta de ajudar desinteressadamente, que tem alguma ligação/interesse pela aviação sem necessariamente de se ocultar ou esquivar numa "sociedade secreta". A todos eles e demais visados, estou agradecido e sempre aberto a colaborar. Finalmente porque também estão mais distantes, registo a colaboração com o Emmanuel de Viana do Castelo, do Diedrick no Algarve e do Miguel Silva (Kispo) na área de Lisboa.
Não se esqueçam disto: a aquisição destes aparelhos é livre e cada vez mais barata. É ridículo assumir-se um gosto enclausurado, por ter um sistema destes ao preço de uma "Play-Station".
No norte da Europa vende-se disto "às paletes" e muitos estão abertos na internet, para quem quiser. Desde a minha pessoa ou o Ossama Bin Laden, se tiver uma ligação à WWW a partir de qualquer gruta rochosa na fronteira afegã/paquistanesa.
O SBS-Madeira, na forma deste espaço "bloguístico" continuará até um dia a publicar pequenos apontamentos na medida em que o seu autor puder e quiser.
A todos os leitores, a todos quanto colaboraram e colaboram, o meu obrigado e espero que a minha ínfima ajuda, permita-nos ir lendo um pouco mais os céus...

4 comentários:

amsf disse...

É preciso ser muito persistente para conseguir manter um blogue que potencialmente interessará a um universo muito restrito! Parabéns!

Donato Paulo Vares Macedo disse...

Olá António. Obrigado pelo incentivo e pelo adjectivo.Abraço.

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Meu caro, pouco elegante será o facto de não se dar à maçada de responder directamente às pessoas, especificamente ao mail que me dei à maçada de lhe enviar, optando por mandar bocas de muito mau gosto num blog que nem sequer consulto, eventualmente, por saber que outras pessoas o consultam e me fariam chegar a mensagem...mas seria de muito mais de Homem, responder-me directamente, já que fui eu que me dei à maçada de lhe dar um ponto de situação, na altura.
Por fim só me resta agradecer a abertura inicial que demonstrou (não tenho qualquer problema em assumir as qualidades de outros) e desejar as maiores felicidades. Até sempre.

Donato Paulo Vares Macedo disse...

Caro Rui Sousa dos “Madeira Spotters”, boa tarde e obrigado pelo comentário. Uma vez que não resistiu a denunciar-se e até a enfatizar a sua masculinidade de “H” maiúsculo, (vai-se lá saber porquê), apenas teço o seguinte comentário: apesar de ter ficado a saber que não consulta este blogue, eu informo-o que consulto regularmente o site da sua Associação e vejo que lá tem um link para o SBS-Madeira (pelo menos à hora que escrevo estas linhas). Desde já agradeço essa deferência a este meu desprezível espaço (que dispensa essa gratuita publicidade) e registo consequentemente essa sua aparente incoerência. Rui, acredite que sei que este blogue não acrescenta valor à Humanidade, mas se não fosse este espaço não-consultável, não estaríamos aqui estupidamente entretidos, nem tinha vindo bater à minha porta há um ano atrás. Sem ressentimentos, felicidades também para si e que continue a deliciar-nos com as belas fotos com que brinda os vários fóruns da especialidade. Como vê todos nós temos qualidades, por isso não se preocupe com o tamanho do “H”. Cumprimentos.