quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Bom Ano de 2009

Deixo a todos os leitores deste espaço os votos de um Feliz Ano Novo.
E  já agora um pequeno apontamento captado esta manhã...

À mesma latitude da Ilha canariana de La Palma, prossegue o Airbus da Tap CS-TOG em direcção à cidade brasileira de Belo Horizonte...Seguido pelo seu congénere CS-TOK cujo destino é a capital federal Brasília.
Os restantes Airbus britânicos da Monarch Airlines dirigem-se às Canárias.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Registo de Domingo

A imagem acima exposta reporta-se ao Domingo passado e revela a evolução do voo TAP 131 (Airbus A330 - CS-TOH), que a partir do aeroporto da Madeira (tem como destino a cidade de Caracas), está a fazer a sua subida para o nível de voo pretendido com destino ao waypoint ABALO. Na imagem em questão está cruzando o nível 195.

Na segunda imagem o Airbus português (com o logo da StarAlliance), já atingiu ABALO tendo já Oceanic Clearance de Santa Maria para o nível 340...

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ao cair para 24 Dezembro...

Prestes a terminar a revéspera de Natal, e enquanto a Confraria de Cantares entoava como rouxinóis as canções natalícias nas escadarias da lota do Mercado dos Lavradores, esta imagem foi captada.
Três wide-bodies brasileiros da TAM (dois A330 e um A340) regressam ao Brasil, apontando quase todos os três na mesma direcção.
É visível ainda dois movimentos britânicos (BMI e Thomas Cook) e mais a sul, (em plena descida),  um movimento espanhol da Air Europa com destino a Tenerife-Sul.

Bom Natal

FELIZ NATAL
BOAS FESTAS PARA TODOS
COM MAIS OU MENOS FOCAGEM
FICA AÍ ESTE APONTAMENTO
DE REVÉSPERA DE NATAL!



quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Registo ao início da tarde de hoje

Quatro diferentes nacionalidades correspondem às quatro aeronaves captadas ao início da tarde de hoje, na imagem acima exposta.
Prestes a sobrevoar a Madeira temos na imagem o Boeing 777 da holandesa KLM cujo registo é PH-BVB que se desde Amsterdão se dirigia a São Paulo no Brasil.
O rasto logo abaixo evidencia o A340 da Iberia cujo registo é EC-KOU, que desde Madrid tem como destino a cidade do Rio de Janeiro. Numa posição mais a sul e intermédia observamos igualmente o "pequeno" Boeing 737 da britânica FlyGlobespan de registo G-CEJO que partira de Glasgow com destino ao aeroporto Reina Sofia na costa sul da Ilha de Tenerife nas Canárias. Finalmente no movimento mais a sul, observamos wide-body português da TAP, o Airbus A330 de registo CS-TOP que desde Lisboa dirigia-se à capital federal do Brasil - Brasília. 

sábado, 6 de dezembro de 2008

Apontamento do dia

Registo da aproximação do tráfego da Thomas Cook (A320) com destino à pista 05 da Madeira, oriundo de Santa Cruz de La Palma. Num nível de voo bem mais elevado, observamos a passagem do A330 da TAP oriundo da cidade do Porto com destino a São Paulo no Brasil.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Apontamento do dia

Apontamento captado durante o dia de hoje.
Das sete aeronaves nesta imagem registadas, quatro são do operador britânico Thomas Cook. Um dos quais destacado mostra a distância relativa ao ponto de observação (Funchal), é a aeronave mais próxima das Canárias com uma coloração diferente dos demais, denunciando a sua descida e aproximação.
Destaque igualmente para o wide-body A330 brasileiro que vindo de Madrid, tinha como destino São Paulo. Outro destaque é A320 letão que desde Riga, dirigia-se a Tenerife-Sul.
Em baixo a tabela informativa dos sete voos correspondentes na imagem superior, com alguns dos parâmetros do momento da captura, nomeadamente a sua altitude, velocidade e curso.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

SBS-Madeira num dos tectos da Madeira-II


Aqui está um pequeno bloco de imagens obtidas ontem, na sequência do último post.
Aqui foi o primeiro local de observação, porventura mais cómodo com o grosso do material mesmo à mão junto da viatura. O notebook do João Gomes estava ocupado com o ACARS e o seu scanner devidamente sintonizado. Por outro lado tinha mais dois rádios no interior da viatura monitorizando frequências de controlo, aproximação e "tower" de modo a avaliar as condições de recepção do SBS-1. A antena acima mais em detalhe, no primeiro local de observação, sendo visível a estrada de acesso já este ano interrompida, por um nevão.

A vereda até ao local da torre, no cimo do monte onde o ar gelado transita o maciço central da Ilha.

O João impaciente com a falta de movimentos a norte, sugeriu uma incursão pedestre junto da torre de telecomunicações local, obrigando para tal o transporte do equipamento mínimo, para aquele local priveligiado do meu anterior post.

Eu pensava: o bom era colocar a antena lá em cima!!


Aqui uma perspectiva da antena colocada a uma estrutura lá existente, "à boa maneira" de como Robinson Crusoe a teria fixado na Ilha de Juan Fernández, do célebre romance de Daniel Defoe.

Nesta última imagem, finalmente observam-se os resultados obtidos, (o tesouro), com os sinais a caírem em catadupa. Um especial cuidado é necessário ter, para a condensação do ar gélido operada na superfície dos equipamentos electrónicos.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

SBS-Madeira num dos tectos da Madeira-I

Certamente que haverão maneiras bem mais agradáveis de passar uma tarde de feriado, não? O frio não é visto na imagem, mas estava lá. A foto foi captada pelo outro "mártir" que fez a antena rudimentar mas eficaz que se vê na imagem...Tudo começou assim:

Hoje à tarde na companhia do João Gomes e aproveitando o feriado, pegámos nos portáteis, antenas, rádios-scanner e no SBS-1 e subimos a um dos picos do Concelho do Funchal. Registámos "screens" destes tal como se apresenta a imagem. Ficámos de testar noutras paragens.
A antena utilizada para a captação destes sinais foi inteiramente feita pelo João Gomes a partir do esquema do Emmanuel (airlomba).
Irei colocar mais algumas imagens após a natural edição e "censura".

Coordenadas do local de observação da imagem:
  • Latitude 32º44'11.23 N
  • Longitude -16º55'.32.76 W
  • Altitude 1839 metros