terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Estreia de bio-combustíveis na aviação comercial

No passado dia 25 de Fevereiro ocorreu o primeiro voo de uma aeronave comercial com a utilização de bio-fuel como combustível, que lhe valeu o epíteto de um voo-limpo.

Este voo constitui uma verdadeira operação de marketing protagonizada pela companhia de Sir Richard Branson (Virgin Atlantic), a Boeing Company (Boeing 747) e a General Electric que preparou a motorização. O voo experimental sem passageiros a bordo ligou Londres a Amsterdão e parace ter sido um sucesso, na medida que abre perspectivas para a utilização deste combustível mais "limpo" que para além dos ganhos ambientais, poderá traduzir-se no valor dos bilhetes.

Ao longo desta entrevista levada a cabo pela estação norte-americana CNN, o multimilionário britânico refere que espera que dentro de seis anos, possamos voar com estes novos combustíveis...

De referir que a mistura empregue neste combustível, continha entre outras substâncias, óleo de côco...

Aqui em baixo a aterragem em Amsterdão.


domingo, 24 de fevereiro de 2008

Observações parcelares do último fim-de-semana


Neste fim-de-semana destacou-se a observação rara de um Airbus A340 da companhia Air Tahiti Nui (da Polinésia francesa no Pacífico-Sul), que comemora este ano, dez anos de existência. (Ver video de um avião semelhante da mesma companhia).
Esta aeronave ostenta um registo francês F-OSUN . Nesta sua passagem pelos céus com o call-sign THT703, este voo ligava Paris (CDG) ao Rio de Janeiro (GIG).

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Mais um Blogue: MEDIC 17


Aqui fica uma sugestão de visita a outro blogue português MEDIC 17.

Trata-se de vários relatos contados na primeira pessoa (Pinho) de missões de busca e salvamento com alguns registos interessantes de pilotagem de helicóptero no Arquipélago dos Açores.

SBS-Madeira em "recarga"

O SBS-Madeira iniciou há uns dias um período de paragem forçada relacionado com arranjos (já previstos), do seu local de instalação. Conto que a partir do próximo fim-de-semana retome a sua regularidade.
Uma vez que já apreendi o âmbito da sua acção (a partir do melhoramentos já anteriormente referidos em vários posts), o período de divulgação dos seus conteúdos no portal OpenATC, far-se-á regularmente durante os fins-de-semana.
P.S. O SBS-Madeira aguarda eventuais novidades (mantendo a solicitada confidencialidade), do outro seu congénere-"esquivo" madeirense...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

SBS-Madeira inspira um SBS "açoreano"?...


Chegou ao contacto do SBS-Madeira há já alguns dias, um potencial interessado dos Açores que manifestou interesse para a aquisição de um receptor SBS-1. Este potencial interessado (algo familiarizado com estas questões) e frequentador deste blogue, solicitou várias informações relacionadas com o SBS-1 e seu funcionamento.

Por questões de óbvia privacidade não revelarei a fonte, mas forneci toda a informação solicitada quanto à minha própria experiência com o SBS-Madeira, havendo uma potencial intenção da instalação deste sistema na Ilha das Flores.

Relembro que há uns dias atrás "abri uma pequena janela" sobre a recente vinda de outro SBS-1 para a Madeira, aliás, está mais que confirmada. Pelos vistos este pequeno contributo do SBS-Madeira, está inspirando novas "estações" SBS-1 Base Stations insulares.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Sítios interessantes sobre aviação portuguesa

Esbarrei acidentalmente com estes sítios de André M. que agora proponho a uma agradável visita.



A segunda é uma proposta "bloguística" do mesmo autor (André M.) Nautical Miles.

Em baixo está outra sugestão "bloguística" igualmente consagrado ao Tristar-500 da Lockheed.

SBS do Kuwait...

Um dos "feeders" do SBS-1 mantém numas das regiões mais "quentes" (com toda a polissemia subjacente) do globo, a abertura do seu screen que oferece-nos os movimentos duma boa parte do Golfo Pérsico e uma perspectiva bem "alimentada" do Aeroporto Internacional do Kuwait (KWI)...
Na imagem captada na manhã de hoje, é possível vermos um tráfego a sair do referido aeroporto com destino à capital do Líbano (Aeroporto Internacional de Beirute-BEY). Trata-se do voo MEA-403 (Midlle East Airlines), um Airbus A-321 com registo F-ORMI captado quase a 6000 pés.
Noutras ocasiões é possível observar apenas a listagem dos movimentos de aeronaves militares captadas pelo SBS, ainda que não permita a sua visualização georeferenciada, aliás como é normal neste tipo de tráfego.
O acesso a este "feeder" pode ser feito AQUI e consta já das hiperligações deste blogue.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Transponder-breve explicação de funcionamento

Animação explicativa-simples sobre a Turbulência.




Conteúdos do SBS-Madeira no OpenATC

Aqui, após concordar (Yes, I agree), pode observar os vários "feeders" que estejam activos.
O Open ATC é um portal dirigido aos entusiastas da aviação e a todos em geral, que disponibiliza sob várias plataformas a possibilidade de visualizarmos a informação dos vários feeders que se encontrem activos e ligados a este portal.
Aqui fica a imagem utilizando os mapas da Google. Outras ferramentas disponibilizadas pela Google podem igualmente ser utilizadas como o seja o Google-Earth.
Ocasionalmente o SBS-Madeira encontra-se ligado a este portal (como documenta a imagem).

Mais um SBS na Madeira?....


Fonte fidedigna garantiu-me haver já mais uma destas "caixinhas" de recepção do Modo-S/ADSB na Madeira...
Vamos esperar que também «deite a cabecinha de fora»...LOL

Bem-vindo e força...

Aspecto do intenso tráfego a sul da Madeira

Momento captado na manhã de hoje do intenso tráfego a sul do Arquipélago da Madeira. Nesta imagem são visíveis nove tráfegos, sendo cinco deles referentes a aeronaves de registo britânico.
Apenas um dos aviões é um "wide-body", um Boeing 767 da companhia brasileira Varig. Os restantes são aeronaves de pequeno/médio curso com predominância para o fabricante do consórcio europeu Airbus.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Flyant Cargo - ampla saída de LPMA-pista-23


No início da tarde de hoje o SBS-Madeira registou a saída com larga amplitude, do Boeing 737 cargueiro espanhol da Flyant com registo EC-KDJ. Na imagem em apreço observamos a sua trajectória "contornante" certamente devida a alguns constrangimentos de ordem operacional relacionados com tráfego em aproximação...

Airbus A330 da TAP sobrevoando Tenerife


Esta imagem registada na manhã de hoje retrata a passagem do Airbus A-330 da TAP (CS-TOE) a passar junto a Tenerife a mais de 450 quilómetros a sul do Funchal.

Na parte mais superior da mesma imagem é visível ainda outro avião congénere também da TAP (CS-TOL) na sua passagem junto da Madeira a sul das Desertas a caminho da capital brasileira Brasília-Distrito Federal.

Outro registo também captado no mesmo momento, revela-nos um Airbus A-320 (EC-HYD)espanhol da companhia IBERIA a caminho de La Palma.

«Perdoai-lhes óh Pai...»



O Jorge Abreu (Madeira Spotters), fez-me chegar este link de um conhecido fórum de aviação (e seus entusiastas), onde é relatado um "caso de polícia" vivido com um entusiasta nas imediações do Aeroporto de Lisboa. Aliás, suspeito que também por esse evento, o Miguel Silva (kispo), também suspendeu os "screenshots" a que me referi anteriormente.

Após a leitura do acontecimento e tendo apenas por base aquilo, que lá é relatado, algumas notas apenas:

  • Se todos devemos obediência à "Lei" e o desconhecimento da mesma não pode ser por nós invocado para desobrigarmo-nos da sua observância...Que dizer quando (alegadamente), alguns agentes da autoridade mostram-se completamente IGNORANTES relativamente à simples distinção entre um equipamento-rádio RECEPTOR e um equipamento-rádio EMISSOR? Tanto mais perplexidade essa absurda indistinção provoca, sabendo todos nós, que os agentes da autoridade lidam com equipamentos rádio-eléctricos...




  • Tanto quanto saiba, (e ainda hoje confirmei), a ANACOM não tem publicitada qualquer listagem de equipamento de recepção de rádio-comunicações homologada. Tem apenas a listagem de equipamentos transceptores (emissores/receptores) homologados, segundo normas e padrões comunitários, pelo que dizer que o "scanner é ilegal", é uma desonestidade intelectual apenas movida pela básica ignorância ou má-fé. Afirmar então que interfere com as comunicações aeronáuticas...É milagre!




  • É certo que é interdito: «Transmitir mensagens de terceiros ou destinadas a terceiros, ainda que obtidas por intercepção acidental, excepto quando a transmissão diga respeito à segurança da vida humana ou outros casos de emergência; Retransmitir as emissões de estações de radiodifusão sonora ou de outros serviços de radiocomunicações;» - assim dita o Decreto-Lei n.º 5/95 de 17 de Janeiro.


Muitos freelancers e paparazis do jornalismo "hiper-sensacionalista" do mundo ocidental, utilizam equipamentos de recepção-rádio para interceptarem comunicações das forças de segurança e de socorro para terem as primeiras fotos e fazerem as primeiras reportagens que depois vendem exorbitantemente a quem melhor pagar. Talvez também por isso as novas plataformas digitais de comunicações estão a tornar-se mais blindadas tornando-as mais "privadas" e eficientes.

Os "plane-spotters" apenas gostam de ver, sentir, captar, registar e "cheirar" os aviões...É uma daquelas taras que temos e passamos bem sem quaisquer "salas-de-chuto" criadas para esse fim.

Esta palermice de querermos ocultar tudo e vedar tudo, como se todos nós andássemos em constantes conspirações, para além de ridículo, é já doentio...Sobretudo se tivermos em conta a medíocre formação de agentes da fiscalização, da ordem e segurança de não saberem distinguir um simples equipamento de recepção que compramos em qualquer lado por menos de 100,00 €.
Bem sei que há pouco tempo (conforme foi amplamente noticiado), operadores da Estação Oceânica de Santa Maria detectaram numa das frequências aeronáuticas de HF, uma alegada comunicação oriunda (sabe-se lá de onde), com ameaças a Paris e à Torre Eiffel...
Admito algum nervosismo a propósito deste ou doutros fenómenos que são felizmente raros...Mas insisto novamente que transformar estes casos em histeria e consequente estupidez, é excessivo.

Como já referi num anterior post, de que está à espera o Governo e as instâncias europeias para vedarem a livre comercialização destes equipamentos? De que está à espera a ANACOM para confiscar todos estes equipamentos (scanners) nos estabelecimentos comerciais e fiscalizar quem os possui? Que farão futuramente os agentes de segurança relativamente à captação de imagens dos aviões?
Confiscarão as câmaras fotográficas e demais equipamento ao plane-spotting? Criarão zonas de exclusão e interdição de "vistas" juntos dos aeroportos? E quando no céu limpo, for captada a imagem de alguma aeronave a quilómetros de distância de qualquer aeroporto?
Convinha às nossas autoridades terem mais alguma formação e sensibilidade, pois pelos vistos, a sociedade civil parece andar um pouco mais documentada e informada sobre aquilo que nos rodeia e sobretudo ciente dos direitos e deveres...
Quem fiscaliza e tem incumbências na ordem e segurança, tem o dever de estar bem informado para não cairmos no risco de confundir-se estar, no interior de África...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

OK-TVB em operação à TACV-Cabo Verde

O Boeing 737 checo da Travel Service com o registo OK-TVB, aproxima-se a Gran Canária na tarde de hoje...

Dois germânicos sequenciais


Esta manhã o SBS-Madeira captou duas aeronaves A-321 da LTU com registos sequenciais D-ALSA e D-ALSB perto do arquipélago das Canárias, um dos quais sobrevoando o sub-arquipélago das Selvagens.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os conteúdos SBS e o ALVO...


Com este aviso o entusiasta e dinamizador/congregador dos "screenshots" das imagens-radar Miguel Silva (Kispo), suspendeu ontem as imagens habituais das três "estações" portuguesas que as geravam (em que o SBS-Madeira também já marcou presença)...

Avisa assim o Miguel:
«We regret to inform that from today at 18:00Z Mode-S/ADS-B pictures are suspended until established some sort of legal understanding about the legality of monitoring aeronautical communications and datalinks in Portugal.»

Independentemente de qualquer opinião ser legítima, sei que ao Miguel como a qualquer outro entusiasta, não agrada a suspensão da divulgação destes conteúdos, sobretudo sabendo a verdadeira e inócua motivação de a partilhar.
Sei que andam para aí alguns senhores armados em "puritanos" aeronáuticos (que salva a legitimidade de assim se considerarem e agirem), apenas estão interessados num certo "estatuto de inatingibilidade bacoca" em torno da sua actividade profissional. Não obstante melhor opinião ou jurisprudência, parece haver entre alguns profissionais que lidam e trabalham com estas temáticas, um certo incómodo (que só eles perceberão), sobre a divulgação destas tecnologias "caseiras" ao dispor da vontade, entusiasmo e bolso de qualquer um, suficientemente atordido por estas paixões aeronáuticas.
Desde que soube da livre comercialização destes "brinquedos" SBS-1 e Radar-Box várias questões foram-me desde logo suscitadas.
A primeira foi uma grande satisfação, pois para um entusiasta destas matérias, é sempre bom saber das possibilidades tecnológicas da monitorização destes conteúdos. A outra foi a perplexidade da livre disponibilização de uma ferramenta acessível, geradora de informação potencialmente sensível a qualquer um.
Ambos os produtos estão à venda no mercado internacional, e a preços cada vez mais competitivos. Após ter adquirido e experenciado a sua utilização e potencialidades, pus-me a pensar o que faria um rebelde fundamentalista qualquer com esta ferramenta e um rocket...Quer no meio de um oceano, ou no meio de um deserto.
Pensei ainda na hipótese, de ter captado algum registo dos aviões, que alegadamente transportaram prisioneiros para Guantánamo e de revelar subversivamente essa informação aos media, à Comissão de Inquérito do Parlamento Europeu ou à Procuradoria Geral da República...
Há já algum tempo que suspendi a criação dos "screenshots" (ainda com um delay de 5 minutos), não apenas por razões de ordem logística, mas também por uma questão de reserva...
Creio que há hiatos e ambiguidades legais, na reprodução e divulgação dos conteúdos gerados. A montante talvez se devesse limitar a aquisição destes equipamentos a uma malha menos ampla e mais criteriosa.
No entanto com todas estas minhas reservas, comprei o equipamento SBS-1 no Reino Unido na Kinetic Avionic, (pretensamente um país a braços com a ameaça terrorista) e o seu rival directo (Radar-Box) proveniente de uma empresa norte-americana Airnav-Systems, curiosamente propriedade de um piloto português...
Alguém duvida da sensibilidade norte-americana de teor republicano para as questões de segurança do pós-11 de Setembro? Eu também não.
Para adensar mais o paradoxo destas questões, e para que não andemos numa espiral de palermices infundadas sobre segurança, relembro que na terra do Tio Sam, (que "apenas" foi alvo do maior atentado terrorista da história contemporânea com a utilização de aeronaves comerciais), existe uma panóplia de sítios na internet onde são divulgadas imagens-radar e "feeds"-audio das comunicações aeronáuticas, cobrindo vários dos maiores aeroportos da América do Norte.
Ainda que mantenham caminho aberto para a comercialização destas "caixas incómodas" (SBS-1 e Radar-Box), da Kinetic Avionics e Airnav Systems, pois que obriguem aos seus compradores assinarem um termo de responsabilidade, registarem-se perante as autoridades de segurança e submetam-nos a uma avaliação psicológica, por forma a que não divulguem e publicitem qualquer informação considerada "sensível" à segurança do Estado ou "inventem" casos de teor "classificado" e potencialmente embaraçadores.
Se quiserem cortar o mal pela raíz, por favor, confisquem todos os rádios-scanner, bloqueiem a sua livre comercialização ou então que a ANACOM sele tecnicamente a sua recepção da banda aérea e outras legalmente proibitivas (na sua divulgação a terceiros, após intercepção acidental) -tal como reza o regulamento da actividade de rádio-amador - e sobretudo, destruam estes sistemas receptores aéreos do Modo-S/ADSB....
O que já não é tolerável, é a suspeição amadora e infantil que pretensos profissionais lançam sobre estas "caixinhas" fazendo-os descer do seu pedestal divinizado...
Bom-senso, precisa-se.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Movimentos captados no Domingo-10/02/2008







Desde as 0h00 de Domingo até pouco mais das 21h00...
Relevo algumas notas tais como alguns tempos de observação, e a grande maioria dos registos como sendo referentes a tráfego de, e para as Ilhas Canárias.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Cobertura actual do SBS-Madeira

Imagem obtida ontem da manhã onde são visíveis vários tráfegos em simultâneo desde a costa norte da Madeira até ao norte da Ilha de Tenerife.
Após a captação desta imagem-radar, houve uma falha energética que atingiu algumas zonas do Funchal que tornou instável a aplicação informática do meu SBS-1. No entanto aproveitei para rever todas as ligações da instalação no exterior, com a indispensável ajuda recorrente dos meus "colaboradores"...O Zé e o meu pai.
Após reinstalação do software e aproveitando a mais recente versão do mesmo, a operacionalidade foi restabelecida.
Agradeço igualmente a "tele-assessoria" técnica do Miguel Silva (Kispo).

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

SBS-Madeira "sonda" as costas das Canárias...

Eis mais um registo de referância do SBS-Madeira a partir da sua localização no Funchal, onde estão a "chover" registos de observações em plenas Canárias, decorrente das condições meteorológicas que se têm feito sentir.
Nesta imagem captada esta noite pelas 20h00, mostra dois tráfegos em duas ilhas canarianas. Mais à esquerda sobrevoando a Ilha de Tenerife, podemos observar um Boeing 737 (EC-INQ) da companhia insular Binter Canárias que descolou do aeroporto da costa norte de Tenerife - Los Rodeos, com destino à vizinha Ilha de Gran Canária...
Onde curiosamente também havia acabado de descolar outra aeronave (conforme é visível na parte direita da imagem), um A321 (G-TTIF) britânico da GB-Airways a evoluir junto à costa de Gran Canária com destino à Grã-Bretanha.

SBS-Madeira capta tráfego em aproximação a Gran Canária

Esta imagem ilustra a singularidade da conjugação de várias situações, que possibilitam a captação de um tráfego em aproximação ao aeroporto de Gando na Ilha de Gran Canária (GCLP).
Ainda que as mudanças que operei no meu SBS-1 sejam determinantes, outro factor que não é alheio concerteza são as condições meteorológicas que se têm vindo fazer sentir, possibilitando que os sinais rádio se propagem melhor e atinjam distâncias maiores.
No caso em apreço temos um A320 da companhia espanhola Spanair a pouco mais de 3000 pés. Mais próximos da Madeira observamos dois tráfegos britânicos de distintas companhias, destinos e "envergaduras"... A distância desta observação é de 299,9 milhas naúticas a sul do Funchal. São praticamente 500 quilómetros de distância...

Nesta outra imagem captada na mesma tarde de hoje, observamos um A320 da Iberia a quase 3000 pés de altitude, junto à costa atlântica de Gran Canária nas imediações do aeroporto de Gando (GCLP).



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

SBS-Madeira mais apetrechado e elevado...


Foi no passado fim de semana que finalmente reuni os necessários esforços e logística para levar a cabo a re-instalação da antena e a fixação do novo pre-amplificador ELAD BS-1090.
Com a inestimável colaboração do meu amigo José António e do meu pai Ricardo Macedo, foram recolocadas outras antenas afectas à minha actividade "radioamadorista" e colocámos o novo tubo de 6,5 metros que foi encabeçado pela antena do SBS-1 (BS 1100) e do novo pre-amplificador. A antena ficou a mais 4,5 metros e meio da sua anterior posição e ainda sem o pre-amplificador ligado, era já notória a diferença com tráfego a vislumbrar-se próximo das Canárias...
No tubo central e mais alto da imagem observa-se a minúscula antena e logo abaixo o pre-amplificador. A meio do tubo é visível a "horizontal" antena multibanda Comet V-250 que utilizo para as comunicações em onda curta e através da qual, escuto as várias frequências aéreas em HF - MWARA -Major World Air Route Areas e as - LDOC - Long Distance Operational Control / Airline Company Frequencies.
Foram ao todo umas 3 horas de trabalho e testes, que ditaram uma aposta ganha.

Nesta imagem de cima podemos observar outros rastos no quadrante SE do Arquipélago da Madeira que anteriormente eram impossíveis de registar a partir da "sede" do SBS-Madeira. Contudo é notória ainda alguma limitação decorrente dos inultrapassáveis obstáculos, que limitam uma maior abertura a esse quadrante, determinados pelo extremo-este dos limites do Funchal. Apesar disso o principal objectivo foi alcançado no que toca a uma maior abrangência e à captação dos mais congestionados corredores aéreos afectos à FIR de Canárias...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Tributo ao Tony Silva

A comunidade "plane-spotter" da Madeira ficou ontem mais pobre com o desaparecimento físico repentino do seu entusiasta Tony Silva.
Para além do entusiasta fica a perda do homem, do companheiro, do amigo, familiar etc...
Pelo fugaz momento com que comparti o seu convívio e entusiasmo, presto-lhe publicamente a minha humilde homenagem, não só pelo seu legado enquanto amante da aviação, mas sobretudo pelo traço da sua personalidade com que tive o prazer de privar num efémero encontro.
Fundamentalmente à sua família, amigos e aos companheiros dos Madeira-Spotters, presto os meus sentimentos à sua memória.