quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
A espera...
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
...Já chegou o material de pré-amplificação
domingo, 20 de janeiro de 2008
Observações do Fim-de-Semana
Contudo relevo o registo de um Lockheed Tristar pertencente à britânica Royal Air Force de registo ZD952, o novo Boeing 767 da Santa Barbara Airlines de registo TF-FIS (ainda com as cores da FlyGlobspan), e ainda um registo norte-americano: o N2047V (esta foto não corresponde a este registo, mas na falta da adequada, apresento uma foto do mesmo modelo de aeronave).
Este registo constitui uma raridade nestas paragens, sendo referente a um PIPER PA-28-180 cuja construção é referente ao ano de 1964. Esta aeronave está actualmente registada em nome de uma firma de advogados da cidade de Fremont na Califórnia. Apenas sei que esta aeronave partiu no dia 18 de St. John no Canadá com destino à Ilha de Santa Maria, nos Açores, desconhecendo o seu destino final, mas pelos vistos passou o suficientemente perto da Madeira para o SBS-1 tê-la detectado...
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Pré-amplificação do sinal do SBS-1
O AS-1090 tem igualmente a vantagem de podermos poupar na qualidade exigida do cabo. No meu caso em particular, tal não sucederá, pois aquando da minha instalação original, já incluí cabo de baixas-perdas. Outro elemento agregador ao sistema que irei incluir, é outro periférico cuja designação é AS-1090BT (BIAS-T). Este pequeno equipamento é conectado ao receptor SBS-1 e é um "injector" de electricidade cujo consumo não excede os 100mA (miliamperes) que alimenta o pré-amplificador situado no exterior junto da antena. Outros fabricantes além da Kinetic-Avionics desenvolveram os seus próprios sistemas de optimização da recepção destes sinais. Exemplo disso são os germânicos da Kuhne-Electronik.
Resta-me aguardar pela chegada do equipamento e posterior montagem. O saldo e o resultado far-se-ão depois...
domingo, 13 de janeiro de 2008
...Ao cair-do-pano do fim-de-semana...
domingo, 6 de janeiro de 2008
sábado, 5 de janeiro de 2008
...Mais captações "em móvel"...
A segunda imagem evidencia uma observação com vasta amplitude a norte do arquipélago da Madeira; neste exemplo observamos (no movimento seleccionado), um tráfego a mais de 450 quilómetros a nordeste da Ilha da Madeira. Na mesma imagem ainda é possível observarmos outros movimentos com predominância de voos nacionais (de e para a Madeira).
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
SBS-Madeira em observação móvel no Pico do Arieiro...
Este vídeo relata uma observação "móvel" no Pico do Arieiro. Nele observamos uma quantidade assinalável de tráfego a sul da Madeira e em torno do arquipélago espanhol das Canárias, cujos movimentos são-lhe em grande medida afectos, como disso é exemplo o movimento captado em torno da Ilha de Tenerife no início deste registo.
A partir desta localização temos observações captadas a mais de 500 quilómetros de distância, bem perto da costa africana de Marrocos.
Na parte final deste registo, foi captada uma aproximação ao aeroporto da Madeira (LPMA) a partir do waypoint ABUSU (ex-FUNOR), de um voo TAP cuja aeronave é um Airbus A319 de registo CS-TTA. A pista a utilizar é a 05, pelo que registo a maior parte do circuito a GELO para o enfiamento da mesma.
Lamento a pouca qualidade do video, contudo penso que dá para ter alguma perspectiva. Eventuais melhoramentos ocorrerão numa próxima "postagem" multimédia.