quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A espera...



Como já aqui referi, (e sem querer alimentar expectativas, ou superar a minha própria ansiedade contida), já tenho todo o material da amplificação do sinal. Efectivamente no passado fim-de-semana com a ajuda do meu amigo e companheiro das lides radioamadorísticas José António, tentámos colocar o material no seu devido lugar, sobretudo o referente à colocação exterior, onde reside a maior dificuldade.
Entretanto foi-me sugerido a colocação da antena a uma posição mais elevada, independentemente da colocação dos módulos de amplificação, tendo em conta que disponho ainda de cabo suficiente...Serão mais 5 metros de altura.




Enquanto não monto o pré-amplificador já referenciado, deixo algumas passagens captadas no dia de hoje. Vários tráfegos espanhóis na sua evolução para sul, captados em momentos diferentes ao início da tarde...
Na primeira imagem, eis os actuais limites de abrangência do SBS-Madeira...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

...Já chegou o material de pré-amplificação


O ELAD-A12-1090, o BT12 (injector energético) com respectivos cabos e transformador, chegaram apenas hoje. Conferi o material e aparentemente está tudo em estado "imaculado"...
Espero ao longo do dia de amanhã conseguir ligar este equipamento, com a ajuda do meu amigo e colega rádioamador, José António Pereira (CT3IP) mais "dado" às alturas e imune às vertigens.
O "hardware" da instalação é simples, pelo que a maior dificuldade reside no acesso exterior onde se encontra a antena.
Relembro que não é garantido o sucesso desta"empreitada", - no principal objectivo em que reside a adição destes materiais: aumentar a área de recepção dos ténues sinais-rádio do SBS-Madeira - pelo que resultados só no "fim do jogo"...

domingo, 20 de janeiro de 2008

Observações do Fim-de-Semana



Neste passado fim-de-semana não retive muitos registos em virtude de ter passado longos períodos com o equipamento desligado.
Contudo relevo o registo de um Lockheed Tristar pertencente à britânica Royal Air Force de registo ZD952, o novo Boeing 767 da Santa Barbara Airlines de registo TF-FIS (ainda com as cores da FlyGlobspan), e ainda um registo norte-americano: o N2047V (esta foto não corresponde a este registo, mas na falta da adequada, apresento uma foto do mesmo modelo de aeronave).
Este registo constitui uma raridade nestas paragens, sendo referente a um PIPER PA-28-180 cuja construção é referente ao ano de 1964. Esta aeronave está actualmente registada em nome de uma firma de advogados da cidade de Fremont na Califórnia. Apenas sei que esta aeronave partiu no dia 18 de St. John no Canadá com destino à Ilha de Santa Maria, nos Açores, desconhecendo o seu destino final, mas pelos vistos passou o suficientemente perto da Madeira para o SBS-1 tê-la detectado...

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Pré-amplificação do sinal do SBS-1

Já aqui referi num anterior post, que o SBS-Madeira preparava-se para receber uma ferramenta que amplificasse o seu alcance e assim contornasse parte das suas limitações normais de operação na sua "sede". É certo que não tenho garantia que as melhorias irão ser efectivas, mas estou esperançado que elas ocorrerão, ao menos na sua abertura a sul, nomeadamente alguns dos corredores aéreos do quadrante SE.
Ainda não recebi o equipamento, mas garantiram-me que ainda esta semana sairá do meu fornecedor britânico.
Enquanto não o disponho e testo, deixo-vos aqui uma suma do tal equipamento (que dizem os entendidos em fóruns da especialidade), que faz maravilhas e melhora a captação destes ténues sinais rádio.
Este pré-amplificador de denominação AS-1090 foi desenvolvido especificamente para actuar com o SBS-1. Este equipamento deverá ser montado tão perto da antena externa, quanto possível, pelo que terá de ter uma protecção efectiva aos elementos atmosféricos.



A sua posição próxima da antena é a indicada, pois, caso fosse posicionado junto do SBS-1 (receptor), amplificaria também todo o ruído ao longo do cabo. Tal teria efeitos nefastos à qualidade do sinal, pois o próprio cabo "transportaria" ruído como elemento de captação que é.


O AS-1090 tem igualmente a vantagem de podermos poupar na qualidade exigida do cabo. No meu caso em particular, tal não sucederá, pois aquando da minha instalação original, já incluí cabo de baixas-perdas. Outro elemento agregador ao sistema que irei incluir, é outro periférico cuja designação é AS-1090BT (BIAS-T). Este pequeno equipamento é conectado ao receptor SBS-1 e é um "injector" de electricidade cujo consumo não excede os 100mA (miliamperes) que alimenta o pré-amplificador situado no exterior junto da antena. Outros fabricantes além da Kinetic-Avionics desenvolveram os seus próprios sistemas de optimização da recepção destes sinais. Exemplo disso são os germânicos da Kuhne-Electronik.

Resta-me aguardar pela chegada do equipamento e posterior montagem. O saldo e o resultado far-se-ão depois...

domingo, 13 de janeiro de 2008

...Ao cair-do-pano do fim-de-semana...

Estes dois Boeing-757 britânicos estavam a sobrevoar ao largo da Madeira quando preparava-me para desligar o SBS-1.
Deixo aqui o registo das suas passagens em simultâneo.

Relação semanal de observações
















domingo, 6 de janeiro de 2008

Registos observados no fim-de-semana





Refiro que algumas observações do dia 6 de Janeiro (sobretudo a partir das 15 horas), correspondem a alguns momentos captados na zona alta de Gaula no Concelho de Santa Cruz, onde a amplitude de captação é maior e possibilita a captação do circuito a LPMA.
Clicar em cima para ampliar...

sábado, 5 de janeiro de 2008

...Mais captações "em móvel"...




A primeira das três imagens retrata a magnitude da captação a sudeste do arquipélago da Madeira. Está seleccionado um tráfego alemão a poucas milhas da costa africana bem como a norte da Ilha de Lanzarote, a 500 quilómetros da Ilha da Madeira.
A segunda imagem evidencia uma observação com vasta amplitude a norte do arquipélago da Madeira; neste exemplo observamos (no movimento seleccionado), um tráfego a mais de 450 quilómetros a nordeste da Ilha da Madeira. Na mesma imagem ainda é possível observarmos outros movimentos com predominância de voos nacionais (de e para a Madeira).
A imagem seguinte mostra-nos uma abrangência a sul na observação móvel em altitude. Na selecção temos um tráfego sobrevoando as Ilhas Canárias (a norte de Las Palmas), a 454 quilómetros a sul da Ilha da Madeira. Outros movimentos são registados noutros "corredores aéreos" a sul do arquipélago da Madeira.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

SBS-Madeira em observação móvel no Pico do Arieiro...

Este vídeo relata uma observação "móvel" no Pico do Arieiro. Nele observamos uma quantidade assinalável de tráfego a sul da Madeira e em torno do arquipélago espanhol das Canárias, cujos movimentos são-lhe em grande medida afectos, como disso é exemplo o movimento captado em torno da Ilha de Tenerife no início deste registo.

A partir desta localização temos observações captadas a mais de 500 quilómetros de distância, bem perto da costa africana de Marrocos.

Na parte final deste registo, foi captada uma aproximação ao aeroporto da Madeira (LPMA) a partir do waypoint ABUSU (ex-FUNOR), de um voo TAP cuja aeronave é um Airbus A319 de registo CS-TTA. A pista a utilizar é a 05, pelo que registo a maior parte do circuito a GELO para o enfiamento da mesma.

Lamento a pouca qualidade do video, contudo penso que dá para ter alguma perspectiva. Eventuais melhoramentos ocorrerão numa próxima "postagem" multimédia.

Primeiras observações de 2008


Clicar em cima do documento para ampliar...

O primeiro ILYUSHIN no SBS-Madeira

O ILYUSHIN 96-300 de fabrico russo e registo cubano passou nos nossos céus esta tarde. Este wide-body de fabrico russo tem como registo CU-T1250 e pertence à companhia da "ilha de Fidel" CUBANA.
Infelizmente o seu transponder não transmitiu o position-report nem o call-sign e outros parâmetros. No entanto fica aqui o seu registo "inaugural" no SBS-Madeira, constituindo mais uma nacionalidade adicionada à base de dados.

De Barajas a Viru-Viru...


O SBS-Madeira registou esta tarde um Airbus espanhol A330 da Air Comet (EC-IYB) a mais de 370 quilómetros a sul da Ilha da Madeira a caminho da cidade de Santa Cruz na distante Bolívia. Viru-Viru Int. (VVI-SLVR) é o aeroporto internacional na cidade de Santa Cruz de la Sierra situada no centro da Bolívia. Desde a sua saída de Madrid (Barajas) até ao seu destino são sensivelmente, 12 horas e 30 minutos de voo...O call-sign deste voo é MPD-301.
Bem menos tempo terá de voo a outra aeronave (Boeing 757) de registo britânico G-FCLF (quase homógrafo com a aeronave do anterior post), com o call-sign TCX597 oriunda da Ilha de Tenerife (TFS-Reina Sofia) cujo destino é a cidade inglesa de Birmingham (BHX). Ainda em relação ao anterior post...Quase 715 quilómetros/hora, (385.6 nós), é uma velocidade razoável para o regresso a casa em final de férias...

Apressados ao «Résort»

O Boeing 757 de registo britânico G-FCLE na imagem-radar, ostenta o call-sign MYT911. Saíu da cidade escocesa de Glasgow e dirige-se ao aeroporto Los Rodeos no norte da Ilha de Tenerife no arquipélago vizinho das Canárias.
Na imagem a aeronave estava prestes a sobrevoar as Ilhas Desertas a uma velocidade considerável de 530 nós (aproximadamente 982 quilómetros/hora), a 21 milhas do ponto de observação (aproximadamente 40 quilómetros de distância) e a uma altitude de 37000 pés (aproximadamente 11200 metros).
Sem dúvida um registo apressado às férias de ano novo.

TAP & TAM a caminho do Brasil


Apresento um apontamento registado ao início da tarde de hoje.
O TAM9379, um Airbus A340 de registo PT-MSL e o TAP185, outro Airbus, modelo A330 de registo CS-TOH com o logo da Star Alliance.
Ambos os aparelhos dirigem-se para o Brasil e foram captados em simultâneo na sua passagem a sul da Ilha da Madeira em rotas distintas.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

SBS-Madeira...2008


O SBS-Madeira já regressou à sua "base" na transição do ano.
Após um período de duas semanas de estreita colaboração com a Associação Madeira Spotters, o SBS-Madeira retoma a sua "rotina" semanal de deixar neste espaço, alguns dados de interesse que eventualmente registe nas suas observações aleatórias.
Desta colaboração estabelecida retive bons momentos de observação, troca de experiência e de conhecimentos. Creio que este período foi suficiente, para que os "entusiastas mais profissionais" pudessem ter uma "ideia clara e a cores" do modo de funcionamento deste equipamento, na perspectiva de uma eventual aquisição. Foram experimentadas várias localizações que apesar do "improviso", deram o seu contributo.
Nesta experiência de entre as várias localidades que o equipamento conheceu, possibilitou a inclusão de 400 novas aeronaves à sua base de dados. Novas nacionalidades foram agregadas, tal é o denso tráfego que se estabelece noutras rotas a sul do arquipélago da Madeira.
O SBS-Madeira regressará em breve aos moldes habituais com a inclusão de um pre-amplificador de antena, na esperança de maximizar a sua área de abrangência.
Resta-me agradecer a vossa visita e os vossos eventuais contributos, renovando o propósito inicial deste blogue.